sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Dicas para aprimorar seu Inglês

Union Flag - a bandeira do Reino Unido (United Kingdom - UK)

Muita gente tem vontade de aprender ou melhorar seu nível de Inglês, mas não sabe como. Então eu, como professora de língua inglesa como segundo idioma, resolvi reunir nesse post algumas dicas que podem influenciar durante o seu aprendizado.

Antes de começar com a lista, gostaria de informar que todas essas dicas são de opinião pessoal, ou seja, coisas que EU fiz enquanto estudava - e antes mesmo de entrar em um curso - que me ajudaram a desenvolver noções básicas de vocabulário e gramática. Pode ser que para algumas pessoas essas dicas não funcionem, mas não desanimem! Apenas tentem encontrar uma forma que se encaixe perfeitamente com o seu entendimento.


1. COMECE A ASSISTIR SÉRIES E FILMES LEGENDADOS


Sabe aquela sua série favorita, que você não perde um episódio e que sempre assiste de novo? Ou então aquele filme maravilhoso que você está sempre assistindo e indica pra todo mundo? Então, por que você não começa a assisti-los no áudio original com legenda em Português? Assim você une o útil ao agradável: assiste seu programa favorito e de quebra ainda aprende vocabulário e pronúncia. 

2. ESCUTE MÚSICAS EM INGLÊS


Mas para que o seu objetivo seja atingido mais facilmente, não apenas escute a música como também acompanhe a letra dela. Se preferir ler primeiro a tradução e depois a letra no idioma original, também não tem problema. O importante é que você tente compreender, one way or another, o que está sendo falado.

3. LEIA TEXTOS E LIVROS NO IDIOMA QUE VOCÊ QUER APRENDER


Reading books makes you better não só como leitor, mas como pessoa também. Se você não se sente preparado para encarar um livro logo de cara, comece por pequenos textos ou até mesmo frases no idioma que você estuda.

Algumas dicas para você que quer começar a ler livros em Inglês: escolha um livro sobre o qual você já conheça a história. Se já tiver lido esse livro em Português, melhor ainda! A familiaridade com as palavras em Português ajudarão seu entendimento da história no idioma em que você a lerá novamente.

Outra dica que eu posso oferecê-los é: não comece por clássicos. O Inglês desses livros tendem a ser mais difícil do que o de um livro atual. Logo no começo, também dê preferência para contos ao invés de livros.  Falo isso pois, quando eu completei um ano de curso, comprei um livro da Jane Austen achando que conseguiria lê-lo de cabo à rabo. Ledo engano! Assim que abri o livro e percebi que não estava entendendo nada, me frustrei e acabei achando que eu era burra e que não estava aprendendo nada. Porém, não desisti. Pouco tempo depois achei na internet um conto do Oscar Wilde chamado The Happy Prince e percebi que, mesmo não entendendo todas as palavras do conto, o resto da frase em que ela se encontrava me mostrava o contexto dela. Aliás, isso me lembra outra dica importante.

4. NÃO FIQUE TRISTE POR NÃO CONSEGUIR ENTENDER 


Se perceber que está tendo muita dificuldade para entender um texto, não se abale. Talvez esse texto ainda não se encaixe no seu nível de aprendizado. Se você ainda estiver no começo do curso, procure pequeno diálogos sobre greetings and introductions; se já estiver aprendendo a falar sobre sua rotina, busque textos em que as pessoas descrevam o que elas fazem normalmente. Se preferir, procure texto com imagens para facilitar o entendimento.


5. NÃO FIQUE COM DÚVIDAS


Nem sempre você vai entender um assunto de primeira e isso é completamente normal. O que não pode acontecer é você permanecer com essa dúvida. Se você não entendeu o que o professor explicou, não tenha vergonha de levantar a mão e pedir para que ele repita, pois ele o fará quantas vezes for necessário. Se você tiver vergonha de perguntar na frente dos colegas, espere o final da aula e converse a sós com o professor.Não se esqueça que é para ensinsarmos que estamos lá na sala de aula.

6. ESTUDE EM CASA 

Não adianta nada ir para o curso se você não revisar em casa o que aprendeu na sala. Apenas trinta minutinhos por dia e você verá como vai entender tudo mais fácil.


That's all, folks!!!! Espero que tenham gostado das dicas e que elas os ajudem a entender a língua da rainha - e qualquer outra língua que você se proponha a aprender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário