domingo, 30 de março de 2014

Orgulho e Preconceito - Jane Austen


 Desde os quinze anos, uma das minha autoras favoritas é a Jane Austen. Seus livros são tão simples e ao mesmo tempo tão encantadores que não tem como resistir a sua ironia e humor.

  Pra quem não a conhece, Jane Austen foi uma escritora inglesa do século XIX nascida em Steventon, era filha de um reverendo, tinha seis irmãos e uma irmã, Cassandra, também sua melhor amiga.

  Seus livros contam a vida de pessoas comuns de sua época, sempre satirizando as futilidades da sociedade.

 
Retrato de Jane Austen feito por sua irmã, Cassandra.
 
  Um de seus livros mais conhecidos é Orgulho e Preconceito (1813). O livro conta a história de Elizabeth Bennet, uma jovem alegre e inteligente, e de sua irmã, Jane, a moça mais linda da região onde elas moram. A família das moças fica sabendo da chegada de um jovem e rico rapaz chamado Charles Bingley.
 
Respectivamente: Jane, Caroline, Elizabeth e Bingley na versão de 2005.

  Em uma festa feita para receber Bingley e seus amigos, Jane e o rapaz ficam admirados um pelo outro. O mesmo não acontece com Elizabeth e Mr. Darcy, amigo de Bingley que despreza Lizzy por ela não ser tão bonita. Ela por sua vez, acha Darcy arrogante e desagradável.

  Porém, conforme Darcy vai encontrando Lizzy, começa a perceber que ela nem é tão feia assim e que ela tem um belo par de olhos. Já Lizzy o acha cada vez pior.

 
Mr. Darcy e Elizabeth Bennet na versão de 1995 da BBC, a minissérie Pride & Prejudice.

  Enquanto isso Jane e Charles se apaixonam cada vez mas, o que agrada muito a família da moça e desagrada os amigos de Charles.

  Agora um pouco da família das moças: Jane e Lizzy são as duas mais velhas, seguidas por Mary, Kitty e Lydia. O único problema é que o que as duas tem  de responsabilidade, as outras três tem futilidade, e isso pode por o futuro de Jane e Lizzy a perder.

 
As irmãs Bennet na versão de 2005. Respectivamente: Lydia, Jane, Mary, Kitty e Elizabeth. A última é Mrs. Bennet, mãe das moças.

  Orgulho é Preconceito é principalmente uma história que mostra que o amor não vem de repente, e sim gradativamente, onde eventos fazem com que você realmente conheça a pessoa e pense se tudo aquilo que você acreditava vale a pena.

  Espero que vocês gostem desse livro tanto quanto eu :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário